JaqueSou Jaquelyne Costa

- Jornalista em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Juazeiro/BA
- Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias de Informação pela  Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE
- Membro da União Brasileira de Escritores de Petrolina - Petrolina/PE (2007/2011)

- Membro e 2ª secretária da Associação da Imprensa de Pernambuco – AIP – Gestão 2013/2016
- Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura (NEPEL) do SESC Petrolina.

Homenagens recebidas

Medalha de Honra ao Mérito por poema homenageando o Colégio Motiva (Petrolina/PE) - 1998
Diploma do Mérito Olegária Mariano – Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural (Recife/PE) – 2010

Poemas nos 31º e 33º volumes da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. (Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE – Rio de Janeiro/RJ – 2006/2007)


Algumas produções intelectuais

Poemas publicados no site da revista Mundo Jovem (Rio Grande do Sul)     (www.mundojovem.com.br/poesias.php)

Poemas, crônicas, artigos e fotos publicados pelos Jornais Gazzeta do São Francisco (Petrolina/PE), Folha do São Francisco e Diário da Região (Juazeiro/BA)

Artigos, crônicas e fotos publicados no site da Agência de Notícias Multiciência (Juazeiro – BA) (http://www.multicienciaonline.blogspot.com/)

Integrante da lista de vencedores do Concurso Antologia Poética Virtual do Portal de Cultura Prosa em Verso - 2006 (www.prosaemverso.xpg.com.br/)

1º lugar no 1º Festival de vídeo universitário do Vale do São Francisco – UNIVASF - Petrolina/PE (Dezembro de 2007) com o curta-metragem “Poetiviver” dirigido por Verusa de Sá.

Poemas veiculados na Rádio Universitária Eufonia (Tropical Sat 102,5 FM) - Juazeiro/BA (2006/2010)

Produção do curta-metragem Eu etiqueta, Eu outdoor durante a disciplina Laboratório de Vídeo-Arte ministrada pela professora Fabíola Moura. (2008)

Produção do curta-metragem O Invisível durante a disciplina Estética e Mídia ministrada pela professora Maisa Antunes. (2009)

Integrante do Projeto Cineencontro da Universidade do Estado da Bahia (Junho de 2006/ março de 2010 - Coord.: Profª. Giovanna de Marco e profº. Flávio Ciro Ribeiro)

Colaboradora no programa Multicultura da Rádio Tropical Sat – Juazeiro/BA (2009)

Autora do livro-reportagem Filhas de Lilith na Imprensa em Juazeiro e Petrolina - Juazeiro/BA (2010)

Fotojornalista integrante da mostra de fotografia PRESS: Olhares Paralelos promovida pelo MAGEM-Mural Galeria Euvaldo Macedo Filho – www.wix.com/galeriamagem/press - Juazeiro/BA (2010)

Participação especial no livro Teresinha Teixeira Coelho: Uma história de Fé, Educação e Trabalho do jornalista Carlos Cavalcante (Casa da Imprensa/ Paulista– PE – 2010)

Poema “Francisco, meu velho” veiculado pela TV Grande Rio – Homenagem aos 509 anos do rio São Francisco (Petrolina/PE - 2010)

Fotografias selecionadas para VT #VelhoChico509 da TV São Francisco (Juazeiro/BA - 2010)

Poema ‘Francisco, meu velho’ integrante da lista dos 250 classificados e na Antologia do Prêmio Poetize 2012 - I Concurso Nacional Novos Poetas Prêmio Poetize – Vivara Editora - Rio de Janeiro

Convidada para participação no projeto “Versos Livres” do SESC Petrolina – (março de 2012)

Fotos publicadas na fanpage no Facebook do Ministério do Turismo (2013)

Convidada pelo SESC Petrolina para palestra em evento em comemoração ao Dia Nacional da Poesia – março de 2014

Convidada pelo SESC Petrolina para evento "Poesia no Jardim de Ana" com o tema - Cecília Meireles: entre o efêmero e o eterno. (2016)

Eu sei, mas não devia

Eu sei, mas não devia
"A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma." (Trecho da crônica - Eu sei, mas não devia - Marina Colasanti)

Selo Veja Blog - JaqueSou

Jaquesou Jornalista

Jaquesou Jornalista
Clique na imagem e acesse a FENAJ