A Poesia em Caravana movimentará Petrolina e Juazeiro

Foto: Sidroniosa Pinheiro
A Poesia tem destaque no dia 14 de março em Petrolina e Juazeiro: as cidades festejarão com a 1ª Caravana Poética Motorizada do Vale do São Francisco e um dia intenso de programação.

Por Jaquelyne Costa

Situadas no Vale do São Francisco, separadas apenas por capricho da natureza, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) inspiram poetas, cantores e compositores que nelas vivem e fazem acontecer uma efervescência cultural, documentando em rimas e prosas diversos temas como amor, história e cotidiano. No dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, a UBE (União Brasileira de Escritores) de Petrolina realiza, juntamente aos escritores e poetas das duas cidades, uma extensa programação repleta de novidades artísticas.
No River Shopping, em Petrolina, acontecerá o lançamento do livro Letras Embriagadas do poeta Luiz Hélio de 10:30 às 17 horas; a exposição fotográfica de algumas pinturas e esculturas do artista Celestino Gomes; lançamento da edição especial do jornal O Farol das Letras em homenagem ao Dia Nacional da Poesia e também mostra de livros de autores locais das gerações passadas e contemporâneas. Às 17 horas acontecerá a 1ª Caravana Poética Motorizada do Vale do São Francisco, partindo do River Shopping em Petrolina até a Praça da Bandeira em Juazeiro (BA), onde estará montado um espaço para recitais e shows musicais.
“Para muitos de nós da UBE a poesia não tem tempo, é uma coisa constante e universal, está presente em tudo. A gente celebra o 14 de março para lembrar à humanidade que a Poesia é o que ainda restou de bom, de útil e de melhor de nós, humanos, e também para comemorar a data de nascimento do poeta Castro Alves, a quem os literatos se referem como Poeta dos Escravos, mas eu prefiro chamar o Poeta da Liberdade, soa melhor” afirmou Uberdan Alves, poeta e presidente da UBE de Petrolina.


O poeta ainda comentou sobre a responsabilidade da Poesia enquanto instrumento artístico-pedagógico, sendo capaz de formar, educar, e embelezar a todos porque o ato de escrever também é uma experiência, algo que o poeta quer transmitir, revelar. “O poeta, desde a Antiguidade Clássica, é um educador. Aristóteles, por exemplo, foi quem educou o maior General da história, o Alexandre. Então, o poeta desde aquele tempo tem um perfil de educador, de pedagogo, não necessariamente tendo que estar numa sala de aula, mas com seus poemas, suas palavras, ele também educa”, e encerra citando uma frase lembrada por Sidroniosa Pinheiro (vice-presidente da UBE) do grande escritor brasileiro Machado de Assis: “A Poesia e o amor são os dois olhos de Deus.”

Comentários

Ester disse…
Querida Jaque,

Estou passando para dizer o quanto seu poema inclusivo me emocionou!

Sua participação foi de uma grandeza sem precedentes,

Deixo aqui registrado o quanto a admiro e me encanta sua beleza de alma,


Obrigada por sua linda participação nessa coletiva que marcou-me profundamente!


bjs,
Jaquelyne Costa disse…
Ester!
Tuas palavras são tão delicadas quanto as pétalas das flores!
Eu que te agradeço por me proporcionar essa experiência.
Tua presença muito me emociona, tens uma essência que muito me toca!

Beijos, minha querida!
Estarei sempre aqui a tua disposição!É só lançar tua voz ao vento que eu irei ao teu encontro!
Maria disse…
Como diria o poeta: 'não tire a poesia das coisas'

^^

Bem vinda à trupe. Fiquei muito feliz em tê-la por perto! Já chegou trazendo alegria pra mim. Gosto de andar junto e por isso seguirei seus passos tb =D

Meu beijo
Marcia M. disse…
selinho pra vc querida passa-la
Jaquelyne Costa disse…
Maria, muito obrigada pela visita!!Super alegre por sinal!!
Caminharemos juntas, então!
Grande abraço!!
Jaquelyne Costa disse…
Márcia!!
Muito obrigada!!
Passarei sim!

Beijos=*
Jaquelyne Costa disse…
Profeta!
Alegra-me receber tua visionária visita!
Beijos proféticos!

Sempre seguindo teus passos...
Unknown disse…
Nao tinha conhecido esse lado seu...

bjos
Giuseppe Menezes disse…
Quais Show musicais acontecerão em juazeiro? [curioso]
Jaquelyne Costa disse…
Philip!
Pois é, eu faço o curso de Comunicação Social/Jornalismo em Multimeios na UNEB(Universidade do Estado da Bahia) em Juazeiro.

Abraços
Jaquelyne Costa disse…
Gepp!
Desculpa!
Nem sei te informar...=(

Beijos=*

Postagens mais visitadas deste blog

Travessia da saudade

Poema do sim e do não