Janeflí procura Apolo


Não agüento mais esta tortura

De mim te escondes ou

Não me procuras?

Não. Bem sei que tu não és egoísta

Não negas teu amor a ninguém.

Venceste o mal quando derrotaste Píton

Mostraste que a força que carregas é vinda daquele que te deu a vida.

Estáis em tantos sóis

Em todas as águas do mar.

Deste-me a luz, a tua luz,

Para que eu pudesse ser...

Tu, que és o filho amado de Zeus,

Ó, tu, que és a razão de meu amor mais puro e claro,

Tu que és a verdade mais digna dos homens

E me profetisas em teu destino:

Venhas me buscar

Há muito estou perdida neste labirinto

Tenho medo da escuridão

Porque ela me traz súcubos e sonhos ruins.

Fere com tua flecha

Aqueles que me fazem o mal

Amansa o coração daqueles que querem me arrebatar,

Ó belo pastor, traz-me a cura para esta saudade de amor que me sinto

Tão agudamente...

Serei tua pitonisa

Farei de teu templo uma canção sem fim

Onde as liras descansarão as almas dos poetas e dos aflitos!

Venhas, não tardes!

Ó Sol que me acolhe,

Ó luz que me vivifica!

Anélito é o meu desejo em te ser inteira

Em te servir com pureza e perfeição,

Pois tu és assim: tens um frescor na face

E a candura em teu peito.

Apolo, meu amado dulcíssimo,

Não tardes em meu socorro,

Estou a clamar por tua luz, por teu amor.

Eu, Janeflí, ofereço-me para ser tua criatura somente,

Para ter ser fiel companheira e amante,

A amiga que desejas, enfim.

Não te deixarei,

Não negarei o teu sentimento,

Não me importarei se te gabas em ser o melhor arqueiro

Que esse mundo já viu!

Serei a flor mais benigna de tua vida:

Chamam-me Janeflí, aquela que herdou de Neféli

A leveza de caminhar por sobre as nuvens e abrir caminhos pelo vento,

O vento que é meu amigo

E te levará esta mensagem

Que agora eu digo

Em voz chorosa e esperançosa

De ter-te aqui comigo,

porque será nosso aliado, o destino.



Jaquelyne de Almeida Costa


Comentários

Esterança disse…
Querida Jaque,

Que coisa linda esse poema,
todo envolvido em lirismo, em
meandros que só o amor justifica,

que os bons ventos lhe traga o
teu redentor!!

És linda!


bjs!
Jaquelyne disse…
Ah, Esther, tu que és linda e escreves coisas mui belas!!
Que os anjos digam Amém ao que dissestes!!
Que o vento possa me dar este amor que preciso...

Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Descendentes de Ares, doentes de um ódio cancerígeno

Amor jamais será essa coisa pálida que faz você se sentir pequeno e esquecido

Poema do sim e do não